Pedras dão um charme a mais em qualquer ambiente, especialmente naqueles que exigem versatilidade aliada à beleza. Uma pia não foge dessa regra. Apostar em uma cuba esculpida pode ser uma solução elegante e linda para seu próximo banheiro. Mas, antes, vamos entender mais sobre como ela é produzida e quais as diferenças entre as diversas produções?
A produção de uma cuba esculpida
Existem vários modelos de pias feitos de pedras. Alguns são feitos a partir de placas isoladas de algum tipo de pedra, que são coladas para dar forma ao desenho planejado pelo design. As que possuem cuba esculpida, no entanto, são feitas em uma única peça. Assim como em uma escultura, a pedra já é cortada no formato que permite o desnível da cuba, e esse desnível também pode ser de vários tipos. Uma cuba pode ter o formato de cubo, mais tradicional, com uma tampa avulsa no fundo para esconder o ralo, mas também pode ter uma rampa que sai a partir de uma das bordas em direção à outra, com uma abertura no final para que a água escoe. Saiba mais a seguir.
A cuba esculpida de fundo reto
É uma opção para quem quer sofisticação, mas sem abrir mão de um visual clássico. A cuba, como não poderia deixar de ser, é feita em conjunto com o restante da superfície da pia. Ela pode ter o ralo aparente ou vir com uma outra peça, avulsa, que esconde o ralo e permite que a água da torneira escorra pelas laterais. Nos dois casos, a grande vantagem do modelo de fundo reto é na hora da limpeza. Por terem essa característica de ralo visível ou, pelo menos, acessível, esse momento fica muito mais simples.
Cuba esculpida com rampa
Assim como nas de fundo reto, esse modelo se divide entre as que tem fundo fixo ou removível. No caso do fundo fixo, a peça é moldada para que haja uma rampa que saia de qualquer uma das quatro laterais da pia em direção à margem oposta. A água escorre por uma pequena abertura nessa margem de destino e chega no ralo, oculto em uma estrutura também fixa posicionada abaixo da rampa. No caso do fundo removível, a rampa acaba um pouco antes da margem de destino e um ralo pode ficar aparente ou oculto por uma peça avulsa que se acomoda no mesmo nível do fim da rampa.
Versatilidade na escolha do tipo de pedra
Além de definir o estilo da cuba esculpida, é importante também escolher um tipo de pedra que combine com o restante da sua decoração. As cubas esculpidas podem ser feitas em porcelanato, mármore, granito… cada uma das pedras possui características únicas de preço, de durabilidade e de resistência a determinados tipos de produtos de uso comum para limpeza. Os cuidados que devem ser tomados na hora da escolha são os mesmos que se teria para escolher qualquer tipo de superfície de pedra.
Veja se a pedra é resistente a manchas de pasta de dentes ou de maquiagens, se é mais suscetível a sofrer danos materiais ou estéticos por excesso de umidade, ou ainda se a peça é toda de determinada pedra ou apenas é revestida com ela. Quem já comprou balcões ou mesmo outros tipos de pia já conhecem esses cuidados. Se este não for o seu caso, vale a pena falar com quem entende do assunto e pegar algumas dicas.
Inove em vários ambientes
Se você acha que cuba esculpida é coisa só de pia de banheiro, então é preciso expandir seus horizontes. Sabe aquela pia no ambiente externo da sua casa, perto da piscina ou da área de churrasco? Uma cuba esculpida é uma ótima pedida para esses ambientes. Se o objetivo for a higienização das mãos, opte pelos modelos com pampa. Caso seja preciso higienizar louças e utensílios, a de fundo reto vai bem. Aliás, por que não levar a cuba esculpida para a cozinha? Certamente sua pia ficará muito mais elegante e, pela unidade da pedra sem emendas, muito mais fácil de higienizar! Apenas tenha o cuidado de escolher uma pedra própria para esse ambiente, que aguente calor de panelas e de formas, por exemplo.
Agora que você já sabe tudo sobre cubas esculpidas, já é hora de dar uma espiada nessas outras dicas de decoração que preparamos com carinho para quem deseja dar um up em casa da maneira mais bonita possível ou planejar a próxima morada!
Quer mais conteúdos como esse? Então acesse nosso blog e confira agora!