A decoração permite adequar a arquitetura ao ser humano, e por isso, cada novo projeto, requer um planejamento personalizado que possibilite o melhor aproveitamento do espaço arquitetônico, por quem irá utilizá-lo, seja ele um apartamento, uma casa ou ponto comercial.

Neste cenário, a decoração contemporânea se destaca por unir estilo e simplicidade. Sua proposta é limpa e funcional, onde menos é mais. Privilegia a praticidade cada vez mais necessária nos dias de hoje e preza pelos toques pessoais que deixam o ambiente com ‘cara’ de lar.

Para o arquiteto Vitor Cervi, no momento atual, não existem regras, principalmente em torno da moda, da arquitetura e da decoração. “É preciso simplificar. As coisas precisam ter função, pois o ornamental não tem mais espaço. O que não reflete a personalidade, a verdade, o nível cultural, não tem relevância. A decoração deve transmitir a essência de quem mora ou faz uso de determinado local”, descreve.

Vitor destaca que uma casa ou apartamento é um ambiente muito íntimo. “Não há nada mais pessoal do que a morada de uma pessoa. Então, a decoração deve fazer sentido para ela. Qualquer coisa pode ser usada, desde que tenha um propósito e não seja um modismo ou esnobismo”, alerta.

A decoração contemporânea valoriza o design e a autenticidade, através de peças autorais e exclusivas. É uma decoração que abre espaço para diversas possibilidades, tendo como ideia central, proporcionar uma vida mais simples e descomplicada.

decoração

 O arquiteto sugere que se invista em peças-chaves, ao invés de muitos ornamentos que acabam se tornando objetos sem utilidade. “Quadros, livros, uma poltrona de design ou um tapete exclusivo, podem fazer toda diferença. Assim como, prezar por peças bem desenhadas e acabamentos bem feitos”, observa.

Enfim, a ordem da decoração contemporânea é ter liberdade para abusar de soluções atuais, adaptáveis e com personalidade. Explorar linhas retas, com poucos detalhes e superfícies mais lisas, cores neutras ou marcantes, elementos naturais e ambientes integrados, que proporcionem conforto e acolhimento.

Leia Também