Antes de fazer qualquer investimento, é preciso analisar bem cada detalhe e avaliar principalmente fatores como segurança, liquidez e retorno. Nesse contexto, o investimento no mercado imobiliário figura como uma das transações mais tradicionais, por ser considerada uma das mais seguras.
Investir na compra de um imóvel, seja casa, apartamento, terreno ou sala comercial, é o negócio ideal para quem quer evitar preocupações com as flutuações do mercado financeiro, sem abrir mão do lucro. Ao mesmo tempo, o investimento imobiliário é sinônimo de um patrimônio físico, que dificilmente pode ser roubado ou tomado, como veículos e joias.
O gerente comercial da CRF Construtora e especialista financeiro imobiliário, Rafael Fróis, reforça as vantagens de se fazer um investimento em imóveis. “É uma transação de baixo risco, quase nulo. Não tem perda financeira e envolve um patrimônio concreto, sólido, que valoriza ao longo do tempo. Portanto, a segurança é um dos grandes benefícios de se investir no mercado imobiliário”.
Rafael explica que a longo prazo, o investimento imobiliário é o que tem melhor confiabilidade. “Ao se comprar um imóvel, o capital aplicado não fica suscetível a oscilação do mercado financeiro, como, por exemplo, no caso de ações e cambio, onde existe maior risco. Ao mesmo tempo, a perda de liquidez pode acontecer de forma momentânea, por conta de fatores que envolvem potenciais compradores desse bem, como a falta de confiança e taxa de desemprego. Dificilmente um imóvel sofre com desvalorização”.
O especialista destaca ainda que o investimento imobiliário pode representar uma fonte a mais de renda. “Se a pessoa tem um valor para investir, entre comprar um imóvel ou aplicar em CDB, por exemplo, com a taxa básica de juros do momento, é mais vantajoso investir num imóvel, pois além do bem valorizar ao longo do tempo, pode ser alugado e gerar uma rentabilidade mensal. ”
Outra dica que Rafael dá, é sobre o potencial de valorização do imóvel conforme o lugar onde está localizado. “Quando se faz um investimento imobiliário, é importante avaliar a infraestrutura no entorno do imóvel, na sua região. No caso do Alameda Residence, empreendimento de alto padrão da CRF em construção, por exemplo, que está localizado numa região central, o apartamento já possui uma alta valorização. Mas considerando a iminência da construção de um shopping ao lado do prédio, a partir do momento que isso se concretizar, a valorização do imóvel passa a ser outra, ainda maior”.
Já para quem não costuma investir e tem dificuldade em guardar dinheiro, o investimento imobiliário pode ser uma boa alternativa, por meio da compra de um imóvel na planta, por exemplo. “No caso de um prédio em construção, é possível negociar um apartamento com pagamentos parcelados durante o período da obra. É uma forma de mudar o hábito financeiro e fazer uma poupança compulsória, desembolsando valores menores ao longo da construção do imóvel. Essa também pode ser uma alternativa motivadora para quem mora de aluguel”, salienta Rafael.
Por fim, o gerente comercial da CRF Construtora, observa que o investimento em imóveis representa também a realização de um sonho. “Embora muitas pessoas vejam a compra de um imóvel apenas como negócio, para tantas outras, esse investimento significa uma grande conquista, seja através da compra de um imóvel para realizar o sonho da casa própria, ou aquisição de um patrimônio para deixar de herança para os filhos”, completa Fróis.