Cinema em casa parece tentador, não? Uma tela grande, som incrível, um acento superconfortável e pipoca à disposição… tudo isso sem sair de casa, enfrentar trânsito, filas e tudo o mais, além de assistir filmes de qualquer época. Hoje, com os streamings, inclusive, há filmes que ficam disponíveis ao mesmo tempo no cinema e na internet. Portanto, separe a pipoca e confira nossas dicas para montar um cinema em casa digno de sessões incríveis.

 

Comece pela projeção

Uma das decisões mais importantes na hora de montar o seu cinema em casa é escolher uma tela. Existem duas opções: um televisor ou um aparelho de projeção. Se você optar por uma televisão, fique de olho primeiramente no tamanho dela. Caso você vá ficar a até 2 metros de distância da tela, pense em um aparelho com pelo menos 50”. Já para ficar mais longe, procure uma tela de ao menos 70”. Definido o tamanho, escolha a tecnologia.

Para obter uma imagem límpida e sem distorções, eleja um modelo com tecnologia 4K, maior que Full HD, já que hoje em dia os filmes disponíveis online já vêm em grande parte adaptados para esse formato. Televisores em 8K já estão disponíveis, mas não adianta muito se não houver títulos compatíveis disponíveis, além de uma conexão de internet muitas vezes não oferecida em algumas regiões do Brasil. Por último, procure por modelos LED ou similar, assim, o contraste entre preto e branco será de tirar o fôlego.

Caso você escolha um projetor, saiba que quanto mais lumens o modelo tiver, mais forte será a imagem, mesmo em ambientes mais iluminados. A quantidade de lumens é essencial para você ter uma projeção de qualidade, sem aspecto “lavado”. Modelos com resolução 4k podem ser relativamente mais caros, mas valem o investimento. E também tenha uma parede tratada para receber a projeção, com tinta específica, ou então opte por telas de projeção retráteis instaladas no teto. Nesse caso, você pode até ter uma televisão na parede para usar no dia a dia e acionar o projetor, por cima da TV, nos dias de cinema em casa.

 

cinema em casa

 

Cinema em casa com som de sala de projeção

Para uma boa sessão de cinema, procure por um home theater com suporte para pelo menos 5.1 canais. Isso significa que o modelo terá cinco caixas de som, a serem distribuídas pela sala, inclusive atrás dos sofás, além de uma caixa específica para sons mais graves, aqueles que tiram o fôlego em explosões ou cenas de ação. Existem ainda modelos com 7.1 canais, que permitem uma imersão ainda maior. Caso você não queira distribuir caixas pela sala, também existem soundbars específicas para cinema em casa com qualidade surpreendente.

 

Deixe a tela brilhar

Aqui, a dica é simples: quanto mais escuro, melhor. Procure instalar blackouts ou mesmo painéis retráteis para bloquear as passagens de luz, e trabalhe outros cômodos para que a luz deles não vazem para a sala se utilizados simultaneamente por outras pessoas. Se você não gostar da ideia de breu total, instale pequenas luminárias em lugares mais baixos, ou então procure por painéis ou adesivos fluorescentes. Mas lembre-se que, principalmente se você optar por um projetor, o escuro é fundamental para que sua experiência realmente seja de cinema em casa.

 

Sofá é até melhor que poltrona de cinema

Se tem uma coisa que seu cinema em casa será melhor que um tradicional, essa coisa é o acento. Escolha um sofá confortável, quem sabe com opção de expansão para apoiar os pés, e curta uma sala que nenhum cinema te oferecerá. Existem modelos de sofá que contam inclusive com suporte para baldes de pipoca e copos de refrigerante. Senão, esses acessórios são fáceis de serem encontrados. Caso você convide mais pessoas para sua sessão de cinema em casa, não se esqueça de ter mais sofás, poltronas ou cadeiras confortáveis, para que todos relaxem e curtam as películas.

 

Acessórios?

Depois de montar o ambiente, pense nos adereços. Que tal uma máquina de fazer pipoca? Ou então baldes estilizados dos seus filmes favoritos? Se você quiser, dá até para fugir do tradicional com uma air fryer e oferecer batata frita, frango a passarinho e outros petiscos que você dificilmente encontraria em um cinema tradicional. Essa dica é especialmente importante para quem até gosta de petiscar durante filmes, mas tem dietas restritivas ou busca uma alimentação mais saudável. Aqui, você decide o cardápio!

Ter um cinema em casa não é tão difícil, mas exige atenção aos detalhes para que sua experiência não seja comprometida. E não se esqueça de combinar a decoração do seu cinema em casa com a do restante da casa. Quer dicas de decoração e muito mais? Então fique por dentro de nossos conteúdos: basta clicar aqui.

Leia Também