Uma cozinha americana moderna de verdade pode estar mais próxima da sua cozinha atual do que você imagina. Caso sua cozinha e sua sala já sejam integradas, então falta muito pouco. O que define de modo mais simples as cozinhas americanas modernas é justamente um ambiente integrado na construção, mas com alguma divisão parcial. Aqui, imagine um dos itens a seguir:

 

– Um balcão que corta a sala e a cozinha

– Uma mesa mais larga, que permita a comunicação entre os ambientes

– Alguma ilha que comporte bancada e fogão, ou até mesmo uma pia

 

Simples, não? Mas, por trás dessa simples definição, existem algumas dicas para que você planeje melhor tanto uma eventual reforma quanto a decoração dos ambientes

 

Cozinha americana moderna: derrube paredes

 

Antes de tudo, um aviso: caso você queira fazer mudanças estruturais em uma casa, tenha sempre em mãos a planta do imóvel, garanta a parte legal e contrate um engenheiro para te ajudar a não abalar as estruturas do imóvel. Se a ideia é reformar um apartamento, os cuidados são redobrados. Sempre entre em contato com o síndico, verifique as possibilidades de se modificar alguma parede sem comprometer a estrutura do prédio e, mais uma vez, conte com a ajuda de um profissional especializado para planejar e ajudar na execução da obra. Com a ressalva feita, é hora de abrir espaços.

É lógico que essa dica serve para quem tem sala e cozinha separadas. Antes de começar o quebra-quebra, planeje a decoração. Quem sabe não valha a pena manter parte da parede para a construção de uma bancada? Saber antes qual é o objetivo da obra te ajuda a evitar custos e quebradeiras desnecessários. Agora, se seus ambientes já são integrados, talvez você precise construir algumas divisões parciais de alvenaria. Já falamos do balcão, mas paredes parciais também são válidas. Quem sabe você queira, por exemplo, ocultar a lavanderia lá no canto?

 

Cozinha americana moderna: decore e encante

 

Com obras prontas, continue a pensar no seu objetivo em relação à sua cozinha americana moderna. Se você é do tipo que adora receber visitas, então uma decoração que permita, por exemplo, que o sofá fique pelo menos parcialmente de frente à cozinha é uma opção. Espalhar cadeiras e banquetas próximo à bancada ou colocar a mesa de jantar entre os dois ambientes também abre espaço para as conversas enquanto refeições são preparadas. Combinar ou contrastar cores entre esses ambientes também é uma opção. Podem ser funcionalmente integrados, mas decorativamente separados.

Ampliar espaços exige ainda um certo cuidado com a organização dos elementos. Uma cozinha separada da sala pode ficar bagunçada às vezes, já que ela serve apenas para o preparo de refeições. Agora, com ambientes integrados, evite bagunça visual. Dê preferência para armários espaçosos, que consigam comportar eletroportáteis, panelas, formas, potes… dá até para levar um item ou outro para as paredes, como decoração, mas não exagere. Ambientes integrados também exigem faxinas mais constantes, afinal, ninguém quer assistir um filme com algum aroma desagradável vindo da cozinha, não é?

 

Entre eletrodomésticos, dê lugar às coifas ou exaustores

 

Mesmo que você não seja lá um grande fã de frituras, vale a pena ter uma coifa ou exaustor, dependendo da sua construção, para evitar que gotículas de gordura fiquem suspensas por sua sala. Já imaginou seu sofá impregnado com gorduras? Durante o preparo de alimentos, muitas outras partículas também ficam suspensas no ar, e elas irão ficar suspensas por muito tempo caso você não tenha uma coifa ou exaustor para capturá-las. Isso não é um problema muito grande numa cozinha isolada, mas, numa cozinha americana moderna, acredite, é.

Para os outros eletrodomésticos, não há tantos segredos. Apenas será necessário o cuidado de combiná-los com os móveis da sala, além do habitual planejamento em relação aos da cozinha. O principal ponto aqui é pensar se você deseja levar algum deles para a bancada ou ilha que divide seu ambiente. Já imaginou cozinhar em um cooktop e poder, ao mesmo tempo, conversar de frente com seus convidados? Pense nisso na hora de escolher seus novos eletros e na hora de definir os elementos da sua cozinha americana moderna.

 

Espaço não é problema

 

Tanto para quem tem um apartamento ou uma casa menor quanto para quem tem bastante espaço à disposição, uma cozinha americana moderna de verdade pode te trazer momentos incríveis de convivência. Nos ambientes menores, a unificação traz ainda a sensação de amplitude, o que é uma grande vantagem. De qualquer forma, pensar na sala e na cozinha como uma coisa só é abrir espaço para conversas, comidas deliciosas e almoços ou jantares inesquecíveis.

 

Para mais conteúdos como esse, acesse o nosso blog e confira!

Leia Também