Imagine só uma decoração que dê destaque para tons de madeira, ou que realmente traga madeiras para a composição? Ou então aquela lareira de tijolinhos aparentes, contrastando com uma parede lindamente envernizada em cimento… A decoração rústica pode ser tanto aquela que remete a itens da natureza quanto uma que privilegie acabamentos que fazem referência a etapas da própria construção das casas. Seja qual for o seu gosto, o estilo rústico é rico e vale a pena ser explorado. Confira abaixo por onde começar sua decoração rústica!

 

Paredes, pisos, tetos

Se você ainda está por decidir a decoração desses itens fundamentais, então vamos por partes. Para os pisos, você pode tanto optar por usar madeira quanto por trabalhar com cimento envernizado. Quem sabe até alternar os dois, para dividir ou subdividir ambientes. Caso você escolha as madeiras, então vale a pena optar por padrões que não sejam muito geométricos ou trabalhados, senão o risco é esbarrar no clássico.

Para as paredes, o cimento envernizado é uma opção, mas se você preferir um ambiente mais claro, é possível escolher tons de cinza mais claros, quase brancos mesmo. E então, posteriormente, trabalhe com móveis e prateleiras de madeira para contrastar. Se você quer cor, então o bege também funciona. Há ainda diversas opções de papel de parede que remetem à decoração rustica e que são bem desenhados. Lembre-se de iluminar o cômodo em lugares estratégicos. No teto, você pode seguir as mesmas dicas de cores das paredes, e quem sabe escolher luminárias de ferro torcido ou lâmpadas com molduras que remetam à tijolo ou madeira.

 

Decoração rústica

 

A decoração rústica nos móveis

Os móveis são o coração do estilo rústico. Aqui é preciso apenas tomar o cuidado de não os confundir com os de estilo vintage. O rústico pode ser atual e até mesmo desconstruído. Vale pensar em usos alternativos para objetos que normalmente teriam outras funções. Pallets, por exemplo, são a marca registrada da decoração rústica. Eles podem virar:

  • Sofá com almofadas ou colchões
  • Uma bela cama
  • Uma mesa de canto ou de centro
  • Suporte para vasos de plantas
  • Prateleiras super versáteis

…entre muitas outras coisas. Outro item interessante são aqueles caixotes de frutas de madeira, que podem ser envernizados e usados como mesa de cabeceira ou como prateleiras. Tudo o que for de madeira é válido, e sua criatividade é quem manda.

Mas não é só de madeira que vive a decoração rústica. Tijolos, como já citado, também têm seus momentos de destaque. Uma parede pode ter um espaço de estante com tijolos ao fundo. Paredes parciais, balcões ou mesmo mesinhas podem ter a construção feita com tijolos aparentes. E eles contrastam com as cores de madeira. Os tijolos podem ser crus ou envernizados, você quem sabe.

 

Enfim, o verde!

Uma decoração rústica de verdade não pode ficar só no tijolo e na madeira. É hora de as plantas brilharem. Depois de definir as estruturas e móveis, deixe a vida e a beleza das plantas invadirem seus espaços. Escolha plantas que possam ficar em ambientes fechados e que cresçam de acordo com o que seu espaço acomoda. Nada de colocar plantas que crescem muito em lugares pequenos. O equilíbrio é fundamental, e esses detalhes precisam ser pensados quando se leva em conta um ser vivo. Algumas das plantas que gostam de ambientes externos e que podem ser usadas em sua decoração rústica são:

  • Cactus
  • Suculentas
  • Samambaias
  • Patas-de-elefante
  • Zamioculcas

A lista comporta ainda várias outras espécies. O que importa aqui é ter a consciência de que elas exigirão cuidados e atenção próprios de plantas. É interessante se planejar para isso também ou buscar outras alternativas de decoração caso você não seja muito chegado a plantas.

 

Decoração rústica plantas

 

Dicas extras

Banquinhos e mesas desmontáveis podem dar um charme a mais para seus ambientes, assim como nichos bem escolhidos e que combinem com o restante dos elementos. Móveis coloridos, especialmente os de ferro pintado, podem fazer um contraste interessante com sua decoração. Nesse sentido, cadeiras antigas reformadas e repintadas são uma ótima pedida.

A decoração rústica é versátil e pode muito bem ser conciliada com os estilos vintage e naturalista. Não tenha medo de usar esses elementos pois, afinal, o ambiente precisa ficar com a sua cara! Esse estilo te permite ter todo o conforto que uma casa merece, mas sem te deixar distante da natureza e de elementos que te façam viver com tranquilidade e serenidade.

Leia Também