A cor verde é sinônimo de equilíbrio, leveza, tranquilidade e alegria, e uma forma de inseri-la na decoração do lar, é através de plantas. Aliás, essa é uma tendência que veio para ficar: trazer o jardim para dentro de casa e do apartamento, já que a aproximação com a natureza, além de proporcionar saúde e bem-estar, deixa o ambiente mais aconchegante.

As plantas são boas aliadas para quem possui problemas respiratórios, pois aumentam a umidade do ar. Elas têm o poder de renovar o ar do ambiente através do processo de fotossíntese. E em tempos de pandemia, para quem precisa trabalhar e estudar em casa, as plantas também podem ajudar a aumentar a concentração.

No quesito decoração, vasos, floreiras, cachepôs se conectam a outros objetos como quadros, dando mais vida aos ambientes. Assim como, mesas, prateleiras, nichos e outros móveis, ficam mais charmosos na companhia de diferentes tipos de plantas. O uso delas pode ser feito de variadas formas, seja em vasos no chão, sobre móveis ou pendurados em paredes e tetos.

No momento de escolher as plantas que melhor combinam com a decoração, é preciso observar qual a intensidade de iluminação natural e umidade em cada cômodo, além de avaliar o tempo que se tem disponível para cuidar das plantas. “Há espécies que são bastante resistentes na sombra, que precisam de pouca água. Outras gostam de sol e umidade”, observa Taisla Schweigert, da Jardinagem Fischer.

Para ambientes com pouca iluminação natural, Taisla sugere o uso de plantas como Zamioculcas, Cactos, Jibóias, Arbóreas, Espada de São Jorge e Dracena Pau D´água. Essas espécies precisam de pouca água, possuem uma boa resistência e podem ser regadas uma ou duas vezes na semana. Já a Fícus Lyrata e a Yucca gostam de claridade e de preferência devem ficar em ambientes que fiquem iluminados durante todo o dia.

“Para uso em pendentes, as Samambaias, Hederas, Avencas e o Dólar são uma boa opção, mas requerem água diariamente. Para lugares com sombra e umidade, o Antúrio é uma planta bem resistente. Pode ser usada em banheiros, por exemplo, assim como a Costela de Adão”, descreve Taisla.

Outra opção bastante utilizada para decorar ambientes internos, são vasos rasos com diferentes tipos de suculentas ou com ervas diversas, como Arruda, Comigo-ninguém-pode e Alecrim. Vasos de vidro com terrários, também dão um charme todo especial ao ambiente.

De acordo com Taisla, é possível misturar diferentes plantas com formatos, cores e texturas diferentes, porque planta combina com planta. A única regra, é agrupar espécies que gostam das mesmas condições de iluminação e umidade.

Plantas para decoraçãoplantas para decoração

Leia Também