Como fazer planejamento financeiro pessoal

 

O planejamento financeiro pessoal possibilita que a pessoa administre bem o seu dinheiro, independentemente da sua renda salarial. Organizar as contas mensais, fazer uma reserva, planejar investimentos futuros, como uma viagem ou a compra de um imóvel, enfim, conseguir pagar as despesas, traçar metas e guardar dinheiro, fazem parte de um planejamento financeiro, que é ter controle do orçamento pessoal.

 

A pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), SPC Brasil e Banco Central, realizada em 2019, revela que 36% dos brasileiros não realizam o controle do orçamento. Além disso, 44% dos entrevistados estão ou estiveram com o nome sujo nos últimos 12 meses. Paralelo as dificuldades macroeconômicas, que contribuem para esse tipo de índices negativos, a falta de educação financeira entre a população em geral, ainda é uma realidade que requer atenção, já que o planejamento financeiro é importante para o bem-estar de todas as famílias.

 

 

Como tenho controle do meu dinheiro com o planejamento financeiro pessoal?

 

Para controlar o dinheiro, organize todos as despesas em uma planilha. Anote todos os ganhos fixos (renda líquida e outros rendimentos extras) ao longo de um período. O ideal é fazer uma previsão de um ano, dividido mês a mês. Da mesma forma, descreva todas as despesas fixas ao longo desse período, como aluguel, parcela de veículo, mensalidade de colégio, energia elétrica, gás, plano de saúde, telefone, gastos com supermercado, fatura de cartão de crédito, …

 

É prever e detalhar um gasto médio para cada item, como compras de supermercado e fatura de cartão de crédito. Assim como, anotar todo tipo de gasto, seja com um café ou uma revista. A partir daí, fica mais fácil visualizar a situação financeira para ajustar o orçamento e definir limites para cada tipo de despesa. Inclusive, definir o quanto de dinheiro deseja guardar para um investimento futuro e para uma reserva de emergência.

 

Além de ser importante poupar todo mês, é preciso estar atento para não pagar taxas e tarifas abusivas. Para quem trabalha com instituições financeiras, deve ficar atento as cobranças para movimentações e transferências e sempre conferir os rendimentos da conta. As contas correntes, por exemplo, não oferecem rendimento, e a poupança tradicional, representa um rendimento mínimo se comparado a outros tipos de aplicações.

 

 

Evite compras parceladas

 

Uma dica do gerente comercial da CRF Construtora, Rafael Fróis, é evitar parcelamentos, já que compras à vista são “mais baratas” e não requerem acompanhamento dos pagamentos. Outros cuidados, como controlar os gastos com alimentação, por exemplo, podem fazer toda diferença na hora de economizar. Separar despesas com a alimentação do dia a dia, com as despesas de alimentação por lazer, como fast foods, sushi, churrascaria, e estabelecer um limite de gastos conforme seu perfil de consumo.

 

Por fim, o planejamento financeiro pessoal, requer planejamento e uma proposta para quem não sabe por onde começar, é ajustar o seu orçamento, dividindo-o em porcentagens: dedique até 50% da renda mensal aos gastos fixos e essenciais, como alimentação, moradia, saúde; 30% com outras despesas como lazer e conforto; e 20% para reservas de emergência e investimentos.

 

“É importante realizar uma atualização periódica do planejamento financeiro. Faça a cada seis meses a ‘análise dos objetivos e metas’, para saber se o planejamento está sendo bem sucedido. E quando identificar desvios, avaliar o que precisa ser reparado ou a possibilidade de realocar um recurso de uma finalidade para outra. Por exemplo, aumentar a porcentagem para despesas com lazer e diminuir as reservas, ou baixar os gastos com lazer para economizar mais”, observa Rafael Fróis.

 

Essas foram as nossas dicas sobre como fazer seu planejamento financeiro pessoal, fique ligado para mais novidades no Blog da CRF Construtora!

Leia Também