Se você gosta de reunir a família e celebrar o fim de mais uma semana, então sua casa ou apartamento precisa de um cantinho do churrasco. O momento, clássico em todas as regiões do Brasil, pode ficar ainda melhor se você pensar no espaço para churrasco com todo o carinho e atenção, inclusive em apartamentos. Não sabe por onde começar? Então se prepare para nossas dicas!

 

Cantinho do churrasco em casa ou apartamento?

Para planejar o seu novo cantinho do churrasco, o primeiro passo é entender o espaço que você tem disponível. Algumas casas já têm espaço reservado para churrasqueira, e isso é ótimo. Normalmente, ele fica em um espaço externo, às vezes nos fundos da construção, mas às vezes também fica ao lado ou na frente da casa.

Nem sempre é um espaço exclusivo, pode ser que seja em uma garagem ou junto ao jardim. Seu planejamento deve levar em conta todos esses fatores, afinal, não adianta montar uma grande bancada fixa, por exemplo, no espaço que depois seria ocupado pelo seu carro, não é mesmo? Para quem mora em casa, isso é tudo, mas aqui nós vamos falar sobre apartamentos.

Se você mora em apartamento, pode ser um pouco mais desafiador montar o cantinho do churrasco, especialmente se a construção não contar com churrasqueira embutida na varanda. A primeira coisa que você deve fazer é entender as limitações e restrições para churrasqueiras que seu condomínio impõe. Como lidar, nesse caso? É o que vamos te contar a seguir.

 

cantinho do churrasco

 

Escolha a churrasqueira certa

Muitos apartamentos atuais contam com churrasqueiras na varanda, com sistema próprio de exaustão da fumaça. Na hora de escolher seu novo imóvel, dê preferência para aqueles que contam com essa comodidade. Assim, você elimina de uma vez só todos os transtornos e desafios de se fazer churrasco em apartamentos. Caso contrário, você pode optar por modelos a gás ou elétricos, que podem ser instalados com segurança em ambientes internos. Mas, cá entre nós, carvão faz diferença…

 

Pense na decoração

Após definir onde será o seu cantinho do churrasco, é hora de pensar no entorno. Quem faz churrasco sabe que uma bancada ou mesa próxima à churrasqueira é fundamental. E ela pode ser o coração da sua decoração. Existem inúmeras opções, desde as mais rústicas até as minimalistas. Com isso, você define o estilo de sua decoração como um todo. Se sua churrasqueira fica na varanda, consulte as regras do seu condomínio para entender se existem limitações na hora de construir, pintar ou decorá-la. Há prédios que não permitem muitas alterações.

Logo após definir a bancada, lembre-se de que churrasco é um momento de reunir a família e os amigos. Em apartamentos, que costumam ter espaços mais otimizados, as melhores opções são mesas e cadeiras menores, até mesmo retráteis, que se adequem ao número de convidados, mas que possam ser desmontadas no restante da semana. Há opções em ferro e madeira, nos mais variados estilos. Tire as medidas do seu espaço antes de sair às compras, assim você não corre o risco de comprar móveis que não caibam no seu espaço de forma harmônica.

 

Tenha utensílios para churrasco

Na hora de planejar sua decoração, não se esqueça de comprar um pequeno armário para colocar os utensílios de churrasco. Assim, você não precisa ter o transtorno de ter que ir à cozinha a cada vez que faltar um garfo ou um prato. Tenha sempre à mão, pelo menos:

  • Facas de corte de carne;
  • Tábuas;
  • Pratos;
  • Talheres;
  • Palitos e pegadores;
  • Panos;
  • Toalhas de mesa.

Deixe-os exclusivos para o seu cantinho do churrasco e nunca mais se preocupe com o leva e traz. Ah! Se seu apartamento permitir a instalação de uma pequena pia próxima à churrasqueira, ficará incrível e prático.

 

Dicas extras

O seu cantinho do churrasco pode ficar ainda melhor se tiver uma geladeira, ou ao menos um frigobar, para suas bebidas ficarem sempre geladas e à mão. Um cooler também pode resolver o problema. Que tal, ainda, fixar em placas imantadas as facas e garfos usados durante o preparo das carnes? Esses utensílios de churrasco podem dar um charme a mais na decoração do cantinho do churrasco, além de serem uma mão na roda para o churrasqueiro.

Gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos, é só clicar aqui.

Leia Também