Ter um apartamento pequeno não é sinal de viver no aperto. Com criatividade e algumas dicas simples, é possível tornar seus ambientes arejados, visualmente grandes e trazer para o seu dia a dia o aconchego que nenhuma sala gigante conseguiria. A primeira coisa que você deve levar em consideração é o orçamento para investir na decoração e nos móveis. Saiba que, independentemente do valor que você tem em mãos, é possível encontrar soluções elegantes e funcionais, mas quanto menos dinheiro, mais criatividade. Então, mãos à obra!

 

Considere móveis planejados ou multifuncionais

 

A opção mais simples para conseguir otimizar os espaços sem deixar de ter conforto e tecnologia é com a ajuda de especialistas. Móveis planejados resolvem boa parte do problema com soluções já testadas e validadas em outros ambientes similares. Mas, caso você opte por fazer você mesmo as compras, então tenha em mãos uma planta do seu apartamento pequeno e procure móveis com medidas que caibam nos ambientes sem atrapalhar saídas, corredores ou entradas de luz. Procure por uma mobília multifunção: um sofá que tenha aberturas para guardar objetos, armários que acoplem fogões ou máquinas de lavar… existem diversas opções por aí. Não tenha medo de gastar a sola do sapato, ou o botão do mouse, na busca.

Leveza, cores sóbrias e iluminação abundante

 

Após definir a mobília, é hora de investir na decoração. No entanto, para um apartamento pequeno, qualquer ponto de luz deve ser bem aproveitado. Pense numa disposição de acessórios que permitam a luz entrar e se espalhar pelos cômodos. Considere espelhos em paredes estratégicas, inclusive para dar a sensação de profundidade. Para a noite, coloque pontos de luz não só no teto, mas também próximo a móveis, em locais que fiquem mais escuros ou ainda próximo a paredes. Dê preferência para lâmpadas de cores quentes, que trarão uma sensação de conforto ao ambiente. Ser pequeno, nesse caso, é uma vantagem a ser aproveitada.

Em relação à objetos decorativos, escolha poucos. Além disso, deixe o horizonte de seu apartamento pequeno livre de distrações. Quanto menos, melhor. Porém, isso não significa que tudo deverá ser preto e branco. Pelo contrário! Cores fortes em lugares específicos, contrastadas com tons neutros, fazem o olhar passear sem se cansar. Psicologicamente, essa viagem traz a sensação de amplitude. É aquela história, menos é mais. Nesse caso, ser mais é abusar e moderar em equilíbrio. Vale até mesmo trabalhar com algumas texturas, mas sempre em lugares pontuais.

 

Apartamento pequeno, vida otimizada

 

Planejar os móveis e a decoração é legal, mas antes é preciso pensar na vida e na rotina. Quais são os seus hobbies? Suas necessidades de trabalho? Levar em conta essas questões na hora de montar seu apartamento pequeno é crucial para aproveitar os espaços da melhor forma. Se eventualmente você trabalha em casa, uma escrivaninha retrátil é uma ótima solução. Caso o violão seja sua paixão, o item pode ser uma bela decoração na parede quando não estiver em uso. Agora, se você for do tipo que adora a casa cheia, uma mesa com extensor e cadeiras flexionáveis devem estar na sua lista de compras.

Cuidado com reformas estruturais

 

É bem provável que você, ao chegar num apartamento pequeno, tenha sentido vontade de derrubar uma parede, mudar uma janela, alterar um piso… mas calma. Alterações estruturais envolvem autorizações, submissão ao regimento interno dos prédios, a contratação de engenheiros e arquitetos especializados, o acesso à planta baixa do prédio e do apartamento, entre muitos outros cuidados burocráticos e, principalmente, de segurança. A menos que você realmente tenha tempo, recursos e disposição para encarar uma obra mais complexa, vale a pena antes dar uma chance para nossas dicas anteriores.

Se, mesmo assim, você escolher o caminho da reforma, então leve em consideração todas as dicas do seu arquiteto. Veja as melhores opções de piso, de texturas para as paredes e, caso possível, de aberturas de janelas e de sistemas de ventilação. Quanto mais aberto e arejado seu apartamento pequeno ficar, maior ele parecerá e melhor ele ficará. Além disso, integrar sala e cozinha, unir corredores, juntar cômodos, encontrar espaços funcionais para uma lavanderia são possibilidades que uma reforma estrutural traz. Busque por referências e ideias!

 

Seja feliz em seu apartamento pequeno

 

Conceitos como grande ou pequeno são relativos. Apartamentos pequenos são, antes de tudo, espaços feitos para quem tem uma rotina mais agitada fora de casa. São mais fáceis de limpar, mais simples de gerenciar e mais aconchegantes para quem só quer chegar e descansar. Além disso, ambientes menores tornam as pessoas mais próximas. Ao invés de ficarem todos, cada um num canto, isolados, momentos de compartilhamento ficam mais fáceis. Uma refeição feita e degustada em conjunto, uma sessão de filmes ou momentos de tédio sem compromisso, tudo fica mais gostoso com a proximidade que um apartamento pequeno pode proporcionar.

Essas foram nossas dicas sobre decoração para seu apartamento pequeno, gostou do conteúdo? Acesse nosso blog clicando aqui!

Leia Também