Preocupar-se com o uso correto da água já não é novidade, porém, continua sendo muito comentado quando se trata de meio-ambiente e sustentabilidade. No entanto, a captação de água da chuva é um jeito mais eficiente e econômico para se utilizar. Mas você sabe como funciona? Qual a sua importância e as principais vantagens? Descubra em nosso artigo:

 

O que é uma cisterna?

A cisterna capta e armazena a água da chuva. Certamente, ela é um reservatório bastante conhecido por ser uma das melhores alternativas para economizar água. E para que seja feito sem complicações, existem diversos modelos, com formatos e tamanhos diferentes, que podem ser instalados em garagens, jardins e quintais de casas e condomínios.

 

Como é feita a captação de água da chuva?

A captação de água da chuva é feita pelas calhas, que levam a água até um filtro, que por sua vez faz o processo de separação das impurezas. Em seguida, depois de filtrada, a água segue para o armazenamento, que possui um freio d’água para impedir que a sua entrada na cisterna agite o conteúdo e suspenda as partículas depositadas no fundo. Após todo esse processo, a água já pode ser utilizada. No entanto, é preciso do auxílio de uma bomba, para levar a água para um reservatório superior, onde será destinada aos locais de uso.

 

Quais são as vantagens?

Conheça, agora, quais são as principais vantagens de fazer a captação de água da chuva:

  • A água da chuva pode ser usada em trabalhos domésticos;
  • É uma atitude sustentável, pois ajuda o meio-ambiente com o aproveitamento da água;
  • As cisternas podem ser instaladas em vários ambientes, tanto rurais quanto urbanos;
  • Ajuda a conter enchentes ao armazenar parte da água que iria para rios e lagos;
  • Economia de até 50% na conta de água do mês;
  • As cisternas possuem diferentes capacidades, que vão de acordo com as necessidades de cada morador;
  • Ajuda em tempos de crise hídrica e no combate às secas.

 

Onde posso usar a água da chuva?

Mesmo que as cisternas tenham uma ótima filtragem, a água recolhida na captação não é potável. Ou seja, não pode beber a água armazenada, por conter partículas de sulfato, amônio e nitrato que não são eliminadas durante os processos. Entretanto, a água é indicada para o uso doméstico. Regar plantas, jardins e canteiros; lavar carros; limpar áreas externas, como garagens, calçadas e quintais; utilizar na descarga sanitária, entre outros.

 

Captação de água no Alameda Residence

O Alameda Residence, empreendimento de luxo da CRF Construtora, possui captação de água da chuva nas áreas comuns. Localizado no centro de Brusque, traz uma vista inigualável, feito para quebrar paradigmas e com espaços que foram projetados para ter amplitude total. Clique aqui e conheça mais sobre o Alameda Residence.

 

Este foi o nosso artigo sobre como funciona a captação de água da chuva e quais são suas vantagens. Você gostou desse conteúdo? Então fique de olho em nosso blog para mais matérias como esta. Até a próxima!

Leia Também