As vendas de carros elétricos no país bateram recorde em 2020. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), houve um aumento de 66,5% nos emplacamentos em relação a 2019 e 1.949 automóveis foram vendidos só no mês de dezembro. Pela primeira vez, o mercado de eletrificados chegou a 1% do mercado total de veículos no Brasil.

Diante desses números, a frota total de carros elétricos e híbridos em circulação no país, já ultrapassa 42 mil unidades. Essa tendência pode ser percebida em Brusque e região, onde também já circulam alguns modelos de veículos elétricos e híbridos, como o SUV Jac T40 – primeiro carro 100% elétrico a ser emplacado na cidade.

De acordo com Alessandro de Souza (Kiko), proprietário da Tecnocar e especialista em carros elétricos, Santa Catarina possui hoje, a maior concentração de veículos Tesla, do Brasil. “É um tipo de veículo que vem conquistando cada vez mais consumidores devido aos benefícios que apresenta em termos de economia e sustentabilidade”, observa Alessandro.

Diferente do motor a combustão, o motor dos carros elétricos não necessita de troca de óleo, filtros, velas e correias, por exemplo. Portanto, é um veículo que requer baixo investimento em manutenção, que aliado ao carregamento gratuito da bateria, disponível em vários eletropostos, proporciona uma economia financeira significativa.

Alessandro explica que a eficiência energética e a vida útil do carro elétrico dependem da maneira como o proprietário dirige e planeja seus deslocamentos e viagens. “A autonomia do veículo varia de acordo com o modelo, mas é fundamental que o motorista reveja sua forma de conduzir o automóvel quando faz a transição do carro a combustão para um elétrico”, destaca o especialista.

Nesse sentido, uma das primeiras preocupações é com os eletropostos que possibilitam o carregamento dos carros elétricos e híbridos. Kiko explica que é possível carregar o veículo através de uma tomada de energia comum, mas o ideal é utilizar uma estação de carga, preparada com fiação e resistência especialmente para essa finalidade.

O Brasil possui hoje, cerca de 350 pontos de recarga em rodovias e locais públicos, como shoppings e postos de combustível, de acordo com a Tupinambá Energia – startup focada em infraestrutura para veículos eletrificados. Na região de Brusque, esse número ainda é pequeno, mas a tendência é que novos eletropostos sejam instalados, conforme o aumento da quantidade de carros elétricos circulando pela cidade.

Atenta a essa nova realidade, a CRF Construtora prevê vagas de estacionamento com estação de carga para carros elétricos e híbridos, em seu novo empreendimento: o Alameda Residence. “Assim como novos condomínios estão investindo em eletropostos em suas garagens, muitos outros segmentos também têm se adequado para atender esse nicho de mercado”, completa Kiko.

De acordo com o especialista, em Curitiba, todos os shoppings já possuem eletropostos, onde é possível carregar o carro elétrico de forma gratuita. “É algo que está evoluindo de forma rápida e que, cada vez mais empresas têm demonstrado interesse em investir e incentivar essa nova modalidade de transporte”, acrescenta.

 “As montadoras devem lançar neste ano, novos modelos 100% elétricos. A Jac Motors, por exemplo, já possui concessionária própria apenas para comercializar veículos eletrificados. A seguradora Porto Seguro, equipou caminhões e treinou equipes para realizar atendimento exclusivo de carros elétricos, da mesma forma, que mecânicas também vêm se especializando para fazer a manutenção desse tipo de automóvel”, finaliza Souza.

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