Já se passou a época em que o único lugar de se usar decoração com espelhos era o banheiro. No entanto, com uma utilização adequada, os espelhos também ganham protagonismo em outros ambientes além do lavatório, como a sala de estar, o quarto e até mesmo a cozinha. Posicionados em um lugar estratégico, os espelhos podem auxiliar em diversos usos para a casa, trazendo soluções muito simples para problemas que parecem difíceis.

 

Por isso, resolvemos trazer algumas dicas e inspirações de decoração com espelhos para a sua casa. Confira:

 

Dê amplitude ao seu espaço com a decoração com espelhos

Essa dica é para quem tem um lar não muito grande e quer trazer a sensação de amplitude ao ambiente. O reflexo do espelho pode ser utilizado para dar uma ilusão eficaz de que a casa é maior do que ela realmente é. Sendo assim, uma parede cega é um ótimo lugar para a aplicação de um grande espelho que possa dar este simples efeito de amplitude.

 

Traga mais luz ao ambiente

Uma dica simples e muito eficaz para locais com pouca luminosidade é a utilização de espelho, já que sua superfície reflexiva ajuda a rebater mais a luz. Muitas vezes, a quantidade de luz solar que adentra à casa não é o suficiente para a deixar iluminada e opticamente confortável. Sendo assim, posicionar um pequeno espelho em um canto do cômodo ou até um grande espelho na parede de frente a abertura pode deixar o ambiente ainda mais claro.

 

Crie pontos de interesse

Uma inspiração muito boa é a utilização de espelhos decorativos para direcionar e ampliar o protagonismo de um determinado objeto ou interesse na hora da decoração. Pode ser atrás do local de buffet da mesa de jantar, ou até na bancada da cozinha. E para objetos de relevância não é diferente, que com o auxílio de um espelho, podem ganhar ainda mais visibilidade e importância no ambiente.

 

Brinque com a sua criatividade

Outra dica importante: deixe a sua imaginação mais solta. No entanto, devido às novas tecnologias no manuseio de espelhos, possuímos muitas outras aplicações, além do convencional espelho emoldurado simples, colado ou parafusado na parede.

 

É possível criar molduras de diversos estilos e tamanhos, usá-los apoiados em barrotes ou tripés, usar em cores interesses e tudo o que a criatividade mandar. Da mesma forma, já existem também diferentes tonalidades de espelhos, como o bronze, o cobre, o prata, o fumê, e até mesmo os espelhos coloridos.

 

Fuja do formato padrão de decoração com espelhos

Muito ligada à dica anterior, esta é para incentivar o uso de espelhos em formatos diferentes. Antigamente, muitas residências evitaram durante algumas décadas aceitar o espelho como “peça coringa” da decoração de qualquer espaço, como ocorre atualmente. Por outro lado, hoje em dia, nós temos espelhos geométricos que fogem do espelho retangular, quadrado ou oval. O uso da geometria dentro da decoração garante efeitos únicos. Sem contar que o espelho redondo é o novo queridinho hoje em dia!

 

Agora que você já sabe tudo sobre decoração com espelhos, é hora de colocar em prática todas essas dicas e inspirações para decorar sua casa! Lembre-se que o espelho pode te proporcionar benefícios estéticos, mas também funcionais para trazer um melhor aproveitamento do seu lar. A gente espera que você tenha pegado todas as dicas! Fique de olho em nosso blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!

Leia Também